ANTROPOLOGOS
AIBR
     ASOCIACIÓN DE ANTROPÓLOGOS IBEROAMERICANOS EN RED - AIBR
INICIO
ANTROPÓLOGOS
LIBROS
PREMIO AIBR
ARTÍCULOS
ARCHIVO
BECAS
UNIVERSIDADES
INSTITUCIONES
REVISTAS
PROFESIÓN
REDES
EVENTOS
NOTICIAS
CURSOS
DESTACADOS
MULTIMEDIA
LISTA EMAIL
PUBLICAR
CALIDAD
QUIENES SOMOS
CONTACTAR
BUSCAR
EVALUADORES
SOCIOS
DONAR
ASOCIARSE

Estadísticas de antropología
  
 
AIBR. REVISTA DE ANTROPOLOGÍA IBEROAMERICANA
VOLUMEN 7 NÚMERO 3
VOLUMEN 7. NÚMERO 3. Sep-Dic. 2012

   NOTICIAS   
   CONGRESOS Y EVENTOS   
   CONVOCATORIAS Y PREMIOS   
   OFERTAS DE EMPLEO   
   CURSOS Y MAESTRÍAS   


Relación de todas las noticias y convocatorias

Lisboa (Portugal): Coloquio «Políticas Públicas para el Patrimonio Inmaterial en Europa del Sur», 27 y 28 de Noviembre de 2012.
Fecha: 02 de noviembre, 2012

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro será realizado em Lisboa, o Colóquio Internacional Políticas Públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul – percursos, concretizações, perspetivas. O Colóquio tem como objetivo refletir sobre os processos de desenho de políticas públicas e os principais programas e medidas de valorização do PCI desenvolvidos em Portugal, Espanha, França e Itália para fins da implementação da Convenção UNESCO 2003, com especial enfoque sobre a constituição de inventários como medidas fundamentais para a salvaguarda do PCI.

Confrontando as principais estratégias desenvolvidas em cada um dos países, assim como os percursos históricos de que resultaram essas mesmas estratégias, o Colóquio pretende refletir, por um lado, sobre os papéis aí reservados para as entidades governamentais (de âmbito nacional, regional e local), as entidades de carácter científico e cultural (museus, universidades, centros de pesquisa, associações) e os detentores do PCI (“comunidades, grupos, indivíduos”).

Por outro lado, tendo em conta o papel desempenhado pela Antropologia, não apenas no estudo dos factos de cultura desde recentemente objetificados como “PCI”, mas também no próprio processo de elaboração da Convenção da UNESCO, o Colóquio pretende refletir sobre o papel e o envolvimento da disciplina na definição e implementação daquelas políticas e estratégias, identificando as oportunidades, os resultados e, também, os problemas metodológicos, epistemológicos e/ou políticos que daí podem decorrer.

O Colóquio é realizado pela Direção-Geral do Património Cultural, no âmbito de candidatura aprovada pelo Programa IBERMUSEUS, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, contando igualmente com o apoio do Institut Français du Portugal.

Inscrições: a participação no Colóquio é gratuita, mediante inscrição prévia junto da Direção-Geral do Património Cultural (Departamento de Bens Culturais - Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial), através do E-mail: pci.div@imc-ip.pt .

Informações: Tel: 213 614 306 ; pci.div@imc-ip.pt

Info: http://www.imc-ip.pt/pt-PT/patrimonio_imaterial/dpi_noticias/ContentDetail.aspx?id=4532




© 2017. AIBR. Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red. Portal de Antropología.




NOVEDADES EDITORIALES
Incluir un libro
Estadísticas de consulta